A Basílica de São Pedro (em italiano: San Pietro in Vaticano ) é uma grande basílica na Cidade do Vaticano , em Roma .
Este edifício é frequentemente descrito como a maior igreja jamais construída, cobrindo uma área de 23000 m² e hospedando mais de 60000 pessoas, sendo um dos lugares mais sagrados do Cristianismo .
A construção da basílica começou em 1506 e terminou em 1626. Foi construída em parte com o dinheiro angariado pela venda de indulgências (ver Papa Leão X ). A tradição diz que ela foi construída no mesmo lugar onde São Pedro , um dos apóstolos de Jesus Cristo , considerado o primeiro Papa , foi crucificado ou queimado. A igreja, diz-se, alberga o túmulo de São Pedro , por debaixo do altar principal. Muitos dos outros papas também estão enterrados na basílica.
Em frente à Basílica de São Pedro , no Vaticano , situa-se a Praça de São Pedro ( Piazza di San Pietro ). Foi desenhada por Bernini no século XVII usando como base o estilo clássico mas também o barroco e contém um obelisco do Antigo Egipto no seu centro.
O obelisco central tem 40 metros de altura, incluindo a base e a cruz no topo. Data do século XIII a.C. e foi trazido para Roma no reinado do imperador Nero . Está no lugar actual desde 1585 sob ordem do Papa Sisto V . Bernini complementou a colocação do obelisco com uma fonte em 1675. |