Depois da crucificação de Jesus, no segundo trimestre do primeiro século da era cristã, está registado no livro bíblico de Atos dos Apóstolos que um de seus doze discípulos, conhecido como Simão Pedro, um pescador da Galileia, assumiu a liderança entre os seguidores de Jesus e foi de grande importância na fundação da Igreja Cristã. O nome é Pedro "Petrus" em latim e "Petros", em grego, decorrente de "Petra", que significa "pedra" ou "rocha" em grego. Pedro depois de um ministério com cerca de trinta anos, viajou para Roma e evangelizou grande parte da população romana. Pedro foi executado no ano 64 d.C durante o reinado do imperador romano Nero, sendo crucificado de cabeça para baixo à seu próprio pedido, perto do Obelisco no Circo de Nero.
Os restos mortais de São Pedro foram enterrados fora do Circo, na Colina do Vaticano, a menos de 150 metros (490 pés) a partir do seu local de morte. Seu túmulo foi inicialmente marcado apenas com uma pedra vermelha, símbolo de seu nome, mas sem sentido para os não-cristãos. Um santuário foi construído neste local alguns anos mais tarde. Quase trezentos anos depois, A antiga Basílica de São Pedro foi construída ao longo deste sítio.
A Basilica de São Pedro, é a maior basilica ao mundo cuja superficie supera os 15.000 metros quadrados.
Podemos admirar entre outras obras: a Piedade de Michelangelo, o corpo exposto ao fiés do Papa João XXIII, os preciosos mosaicos obras de grandes artistas e o baldaquin de bronze obra de Bernini.
Em continuação, se visitam as Criptas Vaticanas que forman un conjunto monumental importante por tantas memorias historicas.
Ademais a tumba de São Pedro se encontram numerosas tumbas de Papas entre os quais João Paolo II, as Criptas são ricas de obras de arte provenientes da antiga basilica.
O tour termina con la visita da Praça de São Pedro, obra maestra de João Lourenço Bernini, realizada en 1661.